Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

EM 5 DE JUNHO, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA

Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.

Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa é uma oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; reflete nas nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.

Nós somos uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta. Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população.

Enquanto 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

Nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida - mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia vida, resultado pode ser catrastrofico.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema tem como objetivo despertar nos indivíduos o sentimento de preocupação com as atividade ambientais, é necessário que se desenvolvam estratégias de conscientização dos papéis e efeitos das ações do homem no meio em que vive. Também é um apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós provocamos um ritmo de extinção de mil vezes maior do que o ritmo normal.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!

O que foi mudado, não voltará o que era antes, então preservar, cuidar do meio ambiente é vital!



O planeta e o Cerrado em que vivemos depende de pessoas como você.
Junte-se a nós. Filie-se ao INSTITUTO AMBIENTUR.
institutoambientur@gmail.com

Divulgue o Instituto AMBIENTUR no seu blog, site, revista ou em uma rádio.
Sua Colaboração é fundamental para conservarmos o Cerrado e garantirmos qualidade de vida para nós e para futuras gerações.

4 comentários:

  1. É impossível falar em questão ambiental e de desenvolvimento sustentável estando inserido numa sociedade onde seu maior paradigma é o lucro, deixando de lado a hierarquia das necessidades humanas primárias e secundárias.
    Só existirá desenvolvimento ambiental se os seres humanos perceberem o que vem acontecendo por sermos tão capitalista seguido de um pensamento omisso. É necessário que as pessoas percebam e tomem atitudes pois, o dinheiro não é o que mais importa, mas a nossa saúde e também a saúde do planeta.
    Vamos pensar e fazer o que sugeriu a ONU com relação as questão ambiental...

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que a educação ambiental caminha devagar na nossa civilização, que é
    consumista, mas muitos sabem o que a erradicação da natureza pode causar.
    Hoje um produto reciclado e dentro das normas ambientais vem ganhando espaço nas prateleiras, porém se ele não tem um valor menor que os outros ninguém compra e realmente o dinheiro é a base para a vida.
    Isso reflete a falta de preocupação que os indivíduos tem com o que pode acontecer ou melhor, com que está acontecendo com o nosso planeta.
    Ações de preservação da natureza tem que ser levada a sério antes que nada mais pode ser feito.

    ResponderExcluir
  3. Nem precisavamos de um dia internacional para lembrarmos de cuida do nosso meio ambiente, tinhamos que ter plena consciência de tudo o que acontece ao nosso redor. Nós mesmos plantamos nós mesmos destruimos. Isso tem que mudar. Junte-se ao Instituto AMBIENTUR.

    ResponderExcluir
  4. Não apenas nesse 5 de junho é dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, todos os dias são. Nossas vidas dependem da natureza, nosso clima, nossa biodiversidade. As autoridades precisam agir, fazer com que os projetos saem do papel.

    ResponderExcluir