Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

O MAIOR INIMIGO DO CERRADO É A FALTA DE INFORMAÇÃO

O MAIOR INIMIGO DO CERRADO É A FALTA DE INFORMAÇÃO, VAMOS MUDAR...

-30% da biodiversidade brasileira está aqui. Com a devastação uma riqueza incalculável ainda não pesquisada está desaparecendo. 44% das espécies são endêmicas, ou seja, só existem aqui. É a savana mais rica do mundo.
-Metade dos pássaros do Brasil estão aqui.
-A devastação do Cerrado ameaça o fornecimento de água doce no Brasil, e pode levar o país a uma crise energética.
-70% do Cerrado já foi destruído, dos 30% restantes, apenas 5% são de áreas suficientemente grandes para manter a biodiversidade, os outros 25% tendem a desaparecer.
-Encontra-se na lista dos 20 hotspots, um dos ecossistemas mais ameaçados da Terra.
-Abriga imensa sociodiversidade de povos e comunidades tradicionais, indígenas, sertanejos, ribeirinhos e quilombolas, que estão com suas culturas ameaçadas pelo impacto do agribusiness predatório.
-Cumpre um importante papel de ligação entre os biomas Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Amazônia.
-As emissões de carbono do Cerrado aproximam-se da quantidade emitida pela Amazônia.
-O ritmo de devastação é três vezes maior do que o da Amazônia.
-Só a partir de 2003 com o Projeto de Emenda Constitucional da Deputada Terezinha Fernandes – PT/ MA
Incluiu o Cerrado e a Caatinga nos biomas considerados patrimônio nacional, dando nova redação ao §4º do artigo 225 da Constituição Federal.
Esta proposta de emenda constitucional havia sido apresentada em legislaturas passadas e, no entanto, foi arquivada por força regimental. A necessidade de recuperá-la vem ao encontro do esforço coletivo de diversos trabalhadores e organizações que ocupam e trabalham no Cerrado e Caatinga brasileiros e que continuam acreditando na necessidade de se criar instrumentos legais para garantir a preservação desses biomas, que se encontram ameaçados. Nesse sentido, ressaltamos as manifestações públicas que vêm ocorrendo como a "Carta do Maranhão - Povos do Cerrado expõem seus pleitos e visão de mundo", publicada em novembro de 2002.
Mais do que isto, representa uma espécie de reparo a uma injustiça que fora cometido pela Constituição de 1988 ao não incorporar esses biomas como patrimônio nacional a ser preservado.
A estimativa é de que este bioma desapareça em 25 anos.
A região é rica em orquídeas, bromélias, candeias, óleos de copaíba, barbatimão e ipês entre outros. Existem ainda dezenas de flores e frutos típicos do cerrado.
Na fauna nós observamos várias aves como tucanos, sanhaços, gaviões, canários,seriemas, etc.
Também possui animais como tamanduás, calangos, tatus e lebres, além de veados, lobos, onças, capivaras, jaguatiricas, etc.
Somos persistentes e, acreditamos em tudo que fazemos, Também acreditamos que podemos mudar o mundo com trabalho e amor. Não resta outra saída, senão tentar iniciativas para diminuir a pressão sobre a Natureza!
O que foi mudado por ela, não voltará o que era antes, então preservar, cuidar do meio-ambiente é vital!

O planeta e o Cerrado em que vivemos depende de pessoas como você.
Junte-se a nós. Afilie-se ao INSTITUTO AMBIENTUR.
Qualquer doação faz muita diferença.

Divulgue o Instituto AMBIENTUR no seu blog, site, revista ou em uma rádio.
Sua Colaboração é fundamental para conservarmos o Cerrado e garantirmos qualidade de vida para nós e nossas futuras gerações.

30 comentários:

  1. Ativistas dizem que o Cerrado está sendo devastado a um ritmo mais rápido do que a Amazônia e a Mata Atlântica, por causa do construção descontrolada de estradas, hidrovias e ferrovias e etc.
    Vamos dar ao Cerrado uma chance de sobrevivência, porque senão que sentira as conseguências somos nós, nossos filhos e netos.
    Sem dúvida ainda há tempo, vamos cada um de nós fazer sua parte...

    ResponderExcluir
  2. Todos nós precisamos estar abertos para um assunto que nos afeta, assim como essa iniciativa do Instituto AMBIENTUR de divulgação de ações que visam informar e preservar o Cerrado. Tenho confiança e esperança que as pessoas se conscientizem de que temos que agir antes que seja tarde de mais. Sou comprometido com o meio em que vivo, chamei a responsabilidade pra mim, que passa pela mudança de comportamento no trato com o lixo, alimentação, uso da água, os descartáveis e por aí vai, penso que devemos ir além do discurso e partimos para prática.
    FREDERICO

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que o Cerrado é um dos principais biomas do mundo, sendo que a sua biomassa é muito maior debaixo da terra do que em sua superficie aonde parece ter pouca biodiversidade, solo pobre e tudo mais.
    Por isso preservar esse bioma é de extrema importancia para nós!

    ResponderExcluir
  4. Anathan Santos da Silva

    Precisamos estar presente nesse assunto que nos toca,por causa de sua importancia, assim como no Instituto AMBIENTUR de divulgação de ações que visam e preservar o Cerrado.E necessario preservar para poder desfrutar com alegria no futuro proximo.Basta usarmos o nosso bom senso e preservar a natureza.

    ResponderExcluir
  5. Preserva o Bioma cerrado não é apenas um ideal romântico, mas sim uma necessidade concreta,e Urgente.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos para de falar e fazer, presisamos cuidar do que é nosso de verdade, nos seres humanos so fazemos algo quando recebemos algo em troca, quando temos retorno, principalemte financeiro, mas até agora não entendemos que se não cuidarmos, se não investirmos tempo, dinheiro, nosso suor e por que não nossas lagrimas, em nosso cerrado, em nosso meio ambiente, não vamos receber mais o que ele tem nos dado, e não temos dado valor. Temos que abrir nossos olhos, ver o mundo como Deus vê, por que depois pode ser tarde, Será que vamos ter que perder isso tudo por não darmos valor??

    Bjos pra Todos...

    ResponderExcluir
  7. É essa a finalidade de nossos projetos, buscamos meios para colocá-los em prática mas, como todo mundo sabe tudo que é feito com seriedade e honestidade leva tempo.
    Mas somos persistente e temos como lema a seguinte fazer:
    "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir."
    Albert Einstein
    Agradecemos a todos pelas palavras de incentivo.
    Obrigadp

    ResponderExcluir
  8. Os Cerrados são, assim, reconhecidos devido às suas diversas formações ecossistêmicas. Sob o ponto de vista fisionômico temos: o cerradão, o cerrado típico, o campo cerrado, o campo sujo de cerrado, e o campo limpo que apresentam altura e biomassa vegetal em ordem decrescente. O cerradão é a única formação florestal.Com isso devemos preservar não só para nós do centro-oeste e sim para o país todo.

    ResponderExcluir
  9. Não basta o governo investir apenas no meio ambiente, criar projetos sem agir principalmente na cabeça do causador dessa devastação toda do meio ambiente, que é a conscientização, sem cultura e sem conhecimento não é possivel que o ser humano saiba o que fazer para salvar o planeta.
    O Instiuto AMBIENTUR tem como objetivo principal formar e informar cidadãos para que vivamos em um mundo melhor, cuidando do meio ambiente é um bom caminho.Salve o nosso cerrado.

    ResponderExcluir
  10. É preciso conscientizar a população para preservar o meio ambiente muitos projetos foram criados mas muitos não são fiscalizados a cada dia aumenta a destruição do cerrado pois o desmatamento cresce sem medida, em enquanto isso a Biodiversidade está sendo destruída provocando também grandes mudanças no clima, parabéns Instituto AMBIENTUR por mais essa iniciativa de protejer o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  11. "A estimativa é de que este bioma desapareça em 25 anos". como o texo acima mesmo fala devemos preservar o nosso bioma, para que num futuro proximo nao sofremos com comsequencias que nos mesmos causamos.

    ResponderExcluir
  12. Tanila

    Temos que fazer nossa parte, se cada um fizer um pouquinho, juntando terá uma grande diferença. Uma questão tão séria como essa esta sendo totalmente ignorada, temos que abrir os olhos e agir enquanto á tempo

    ResponderExcluir
  13. Temos que preservar o nosso cerrado, não estamos a penas destruindo ele estamos destruindo nós mesmos, alem disso nosso cerrado também e nossa cultura, se não o que iremos deixa para os nos filhos, temos que para um pouco e pensar no amanhã não apenas no hoje.

    ResponderExcluir
  14. Além da falta de informação,as pessoas a cada dia que se passa demonstram ser mais egoístas,pensando apenas em seu benefício,interferindo no meio ambiente como se fossem donos mundo,é uma pena que quando acordarem pode ser muito tarde...

    ResponderExcluir
  15. A maioria das pessoas pensam que sozinhas nao vao conseguir nada, mas se todas as pessoas que pensarem assim fizessem algo pelo meio ambiente com certeza diminuiria bastante o numero de animais em extinção!!!!O mundo precisa acordar e perceber q nós precisamos de tudo isso para sobrevivermos.Vamos cuidar melhor do que é nosso!!!

    ResponderExcluir
  16. Para pra pensar, o quanto é importantissímo tudo isso, para todos os tipos de seres. Se cada pessoa fizer um pouquinho que seja para ajudar, com certeza conseguiriam mudar tudo isso. Cada ajuda é muito importante e nunca será dispensada. Paremos um momento para pensar em como poderemos ajudar, como faremos nossa parte, esse já é o primeiro passo para a mudança.

    ResponderExcluir
  17. Falta de informação é um grande problemas,mas maior ainda é a falta de amor pela vida do próximo que o ser humano vem demontrando..não se importando com as vidas futuras que terão inumeras dificuldades de existência se não agirmos agora.
    O hora de reagir é agora...vamos lã pessoal,não deixe pra depois,pois o cerrado não espera...ele tem necessidades...é cada um fazendo um pouco e assim o mundo melhora...nossa vida não se joga fora..
    bjO

    Daniella Lorrana

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. vamos preservar o cerrado que e uma biodiversidade que esta se acabando a cada dia

    ResponderExcluir
  20. Ame a vida e tudo que a mantém.e uma dessas maneiras é manter-se informado para não destruir o cerrado e tudo que ele proporciona a vida.

    ResponderExcluir
  21. O cerrado precisa urgente ser mais valorizado tanto pelo poder público quanto pela sociedade.

    ResponderExcluir
  22. O Cerrado, para muitos olhares desavisados pode até parecer, pobre em biodiversidades,mas quem pensa assim esta muito enganado.Ele possui uma grande deversidades de ambientes, possui desde vegetação rasteira até florestas como o cerradão.Alem de tudo é aqui no nosso maravilhoso cerrado que ficam a nascentes de rios que formas as tres maiores bacias da America do sul. Acorda pessol sem o nosso cerrado não existe equilibrio ecológico.

    ResponderExcluir
  23. nao adianta nada ter carros e casas bonitos e nao poder nem sair da casa e dos carros para respirar o ar pois a poliucao e tao grande que vc pode ate morrer sufocado...

    ResponderExcluir
  24. vamos preservar o cerrado e todos os biomas existente na terra...

    ResponderExcluir
  25. O cerrado pode nos fornecer tantas coisas a mais do que já nos fornece, para isso basta preservar e cuidar melhor dele. A tantas plantas e frutos que nos não conhecemos e que filhos e netos podem jamais conhecer, precisamos mudar este habito de acabar com o cerrado!

    ResponderExcluir
  26. Só dá para votar no site ONUVERDE, votei lá. Abraços

    ResponderExcluir
  27. O ser humano sem informação ele se torna um ser leigo, é preciso passar informar esse cidadão para que ele não cometa erros que não possa ser corrigido mais tarde. Uma vez o cerrado destruido nunca mais voltará ao normal.

    ResponderExcluir
  28. O nosso cerrado é considerado o coração do Brasil,temos uma riqueza de fauna e flora muito maior do que imaginamos,mas estas riquezas estão sendo devastadas,sem que possamos conhece-la.E se o coração vai mal por consequecia nossa biodiversidade nacional tambem ira.O homem é o unico animal racional capaz de pensar antes de agir,porem o seus atos impensados estão o fazendo ir de encontro com sua propria extinção...

    ResponderExcluir
  29. o cerrado e um pedaço de fauna e flora da nossa regiao vamos preservar cada um fazendo sua parte consiguiremos diminuir a destruição dele

    ResponderExcluir
  30. De que forma consiguiremos preservar a biodiversidade da ragião amazonica ?


    30% da biodiversidade brasileira está aqui. Com a devastação uma riqueza incalculável ainda não pesquisada está desaparecendo. 44% das espécies são endêmicas, ou seja, só existem aqui. É a savana mais rica do mundo.
    Metade dos pássaros do Brasil estão aqui.

    ResponderExcluir