Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

A ecologia nasceu junto com o mundo, criada ao lado dos seres vivos e, durante muito tempo desconhecida do grande público do planeta Terra sendo relegada a segundo plano por muitos cientistas, a ecologia surgiu no século XX como um dos mais populares aspectos da biologia onde a principal preocupação é conciliar crescimento econômico com a preservação ambiental. Isso devido aos problemas que o homem vem enfrentando, como crescimento populacional, poluição ambiental, fome e todos os problemas sociológicos e políticos atuais, são em grande parte ecológicos.

A palavra ecologia (do grego oikos: habitat; e logos: ciência) foi cunhada inicialmente em 1869, pelo zoólogo alemão Ernest Haeckel, para designar a "relação dos animais com seu meio ambiente orgânico e inorgânico", ou seja, a relação entre o ser vivo e o meio ambiente em que ele se encontra.

A expressão meio ambiente inclui tanto outros organismos quanto o meio físico circundante. Envolve relações entre indivíduos de uma mesma população e entre indivíduos de diferentes populações. Essas interações entre os indivíduos, as populações e os organismos e seu ambiente formam sistemas ecológicos, ou ecossistemas. A ecologia também já foi definida como "o estudo das inter-relações dos organismos e seu ambiente, e vice-versa", como "a economia da natureza", e como "a biologia dos ecossistemas".

No início, o estudo da ecologia não levava em consideração a presença da humanidade habitando desde o eixo principal, do Círculo Polar Ártico ao Círculo Polar Antártico, até os locais mais extremos da “biosfera” (região do planeta ocupada pelos seres vivos), uma vez que ainda era possível encontrar áreas longínquas e relativamente pequenas sem nenhuma interferência humana.
Hoje os estudos ecológicos buscam novos princípios para os ambientes alterados ou destruídos pelo homem sendo uma questão de sobrevivência de sua espécie.

Nós do Instituto AMBIENTUR trabalhamos para a educação ecológica junto à comunidade, assim como a Agroecologia e o plantio/consumo de Ervas Medicinais. Para conhecer mais projeto e filiar-se ao Instituto AMBIENTUR entre em contato através do fone (62) 3281-2969 ou pelo e-mail institutoambientur@gmail.com .

7 comentários:

  1. A ecologia é um caminho longo a se percorrer,
    é algo que devemos nos envolver, é um assunto que devemos cuidar com carinho e responsabilidade. Temos que nos unir pra trabalharmos juntos nisso, pra conquistarmos um mundo melhor... Vamos nos unir galera...
    bjos a todos...

    ResponderExcluir
  2. Pensar e falar de ecologia numa sociedade tão globalizada,chega a ser um caminho espinhoso a se percorrer,mas é fundamental para todos nós,pois só assim há a possibilidade salvar a natureza!

    ResponderExcluir
  3. Uma luta que paerece infindável, mas nem por isso deixamos de travá-la. Abraços

    ResponderExcluir
  4. nao podemos desistir vamos a luta ate conseguirmos atenuar mais o nosso meio ambiente

    ResponderExcluir
  5. O cerrado..... tem mais de 11 mil espécies de plantas e é um dos conjuntos de flora do mundo para a qual mais se conhecem aplicações médicas, a qual estamos literalmente arrancando pela raiz,,,,.
    Chega de desmatar o cerrada ja basta....vamos lutar ao lada de organizaçõe como o ambientur pela preservação de nosso cerrado......

    ResponderExcluir