Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

EM 5 DE JUNHO, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA

Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.

Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa é uma oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; reflete nas nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.

Nós somos uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta. Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população.

Enquanto 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

Nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida - mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia vida, resultado pode ser catrastrofico.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema tem como objetivo despertar nos indivíduos o sentimento de preocupação com as atividade ambientais, é necessário que se desenvolvam estratégias de conscientização dos papéis e efeitos das ações do homem no meio em que vive. Também é um apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós provocamos um ritmo de extinção de mil vezes maior do que o ritmo normal.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!

O que foi mudado, não voltará o que era antes, então preservar, cuidar do meio ambiente é vital!



O planeta e o Cerrado em que vivemos depende de pessoas como você.
Junte-se a nós. Filie-se ao INSTITUTO AMBIENTUR.
institutoambientur@gmail.com

Divulgue o Instituto AMBIENTUR no seu blog, site, revista ou em uma rádio.
Sua Colaboração é fundamental para conservarmos o Cerrado e garantirmos qualidade de vida para nós e para futuras gerações.

3 comentários:

  1. É impossível falar em questão ambiental e de desenvolvimento sustentável estando inserido numa sociedade onde seu maior paradigma é o lucro, deixando de lado a hierarquia das necessidades humanas primárias e secundárias.
    Só existirá desenvolvimento ambiental se os seres humanos perceberem o que vem acontecendo por sermos tão capitalista seguido de um pensamento omisso. É necessário que as pessoas percebam e tomem atitudes pois, o dinheiro não é o que mais importa, mas a nossa saúde e também a saúde do planeta.
    Vamos pensar e fazer o que sugeriu a ONU com relação as questão ambiental...

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que a educação ambiental caminha devagar na nossa civilização, que é
    consumista, mas muitos sabem o que a erradicação da natureza pode causar.
    Hoje um produto reciclado e dentro das normas ambientais vem ganhando espaço nas prateleiras, porém se ele não tem um valor menor que os outros ninguém compra e realmente o dinheiro é a base para a vida.
    Isso reflete a falta de preocupação que os indivíduos tem com o que pode acontecer ou melhor, com que está acontecendo com o nosso planeta.
    Ações de preservação da natureza tem que ser levada a sério antes que nada mais pode ser feito.

    ResponderExcluir
  3. Não apenas nesse 5 de junho é dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, todos os dias são. Nossas vidas dependem da natureza, nosso clima, nossa biodiversidade. As autoridades precisam agir, fazer com que os projetos saem do papel.

    ResponderExcluir